Ir para conteúdo
Presidente da autarquia congratula-se com mais um avanço no processo da Variante de Olhão

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, anunciou esta quinta feira, no final da reunião do Conselho de Ministros, que a Infraestruturas de Portugal (IP) foi autorizada a “procurar um acordo junto da subconcessionária” para modificar com urgência o contrato de concessão, com o objetivo de excluir o troço da variante de Olhão da EN125.

O objetivo é que a IP possa, desta forma, “com normalidade assumir a responsabilidade por esse troço”, lançar um concurso e adjudicar a obra, “muito importante” para a mobilidade e também para a segurança rodoviária na zona.

O presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, manifesta-se satisfeito com este avanço no processo de construção da via, que vai permitir que mais de 20 mil carros possam deixar de ter que atravessar diariamente a cidade, através da Estrada Nacional 125.

“Este é um dia feliz para Olhão. Esperamos que a obra tenha início já no primeiro semestre de 2024 e que termine antes do final do Plano de Recuperação e Resiliência”, acrescentou o autarca.

Com a autorização da parte do Governo a que a IP negoceie com a subconcessionária para assumir a construção de um troço da variante, chega ao fim o bloqueio jurídico que impedia o lançamento do concurso da obra.

A via, com quase seis quilómetros de extensão, representa um investimento estimado de 15,6 milhões de euros, o único do PRR desta natureza na região do Algarve.

O projeto rodoviário está em fase final de avaliação ambiental, que decorre até ao fim de agosto, e a IP conta, de acordo com João Galamba, lançar o projeto para execução da obra antes do final deste ano.