Ir para conteúdo
Proteção Civil Municipal limpa terrenos para prevenir incêndios
Numa atitude preventiva contra incêndios, seis elementos da Proteção Civil e Bombeiros Municipais de Olhão, auxiliados por dois tratores, estão a proceder à limpeza de zonas onde predominam pasto e mato, através da execução de faixas secundárias no perímetro do Circuito de Manutenção dos Pinheiros de Marim.

Esta ação abrange igualmente o aglomerado populacional e a zona do parque de campismo, numa área que atinge os 27 hectares.

Também a rede viária que seja da responsabilidade do Município será alvo de ações de limpeza, com o objetivo de preparar da melhor forma os meses quentes que se aproximam.

Estas medidas desenvolvem-se no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, cujo Plano Operacional Municipal relativo a 2021 foi aprovado no passado dia 31 de março pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta.

Fazem parte desta estratégia municipal de limpeza de terrenos, para além da Autarquia (através da Proteção Civil Municipal), as juntas de freguesia e empresas municipais, assim como as empresas Infraestruturas de Portugal (rodovia e ferrovia) e EDP, entre outras.

A Proteção Civil Municipal alerta para o facto de o período para as limpezas rurais ter sido alargado até 15 de maio, tendo os proprietários e/ou arrendatários dos terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais a obrigação de proceder à respetiva limpeza num raio de 50 metros. Quem não cumprir os prazos incorre no pagamento de coimas.