Ir para conteúdo
Romana, Xutos Pontapés, Zambujo e Bonga nas comemorações do Dia de Olhão

O Município de Olhão preparou um cartaz de excelência para comemorar o Dia da Cidade, 16 de Junho, com as habituais Festas da Cidade a trazerem, ao Jardim Pescador Olhanense, Romana e Xutos e Pontapés, nos dias 15 e 16, respetivamente.
A animação começa, pelas 20h junto ao coreto, com street food e a música de Fernando Leal, a anteceder o espetáculo da Romana, pelas 22h, no palco principal. A noite termina com o DJ Tecnick, finalista do Palco Aberto.
No dia 16, logo pelas 9h30, têm lugar as Comemorações Oficiais do Dia da Cidade, com a cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, seguindo-se a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, frente ao Museu do Compromisso Marítimo. A noite começa com os M90 no coreto, pelas 20h, a aquecer o ambiente para receber os Xutos e Pontapés, pelas 22h, no palco do Jardim Pescador.
Mas não ficam por aqui as comemorações, o Festival Pé na Terra também está de volta, para festejarmos as relações históricas e culturais de Olhão com Brasil, África e toda a Lusofonia, num evento multicultural, de perfeita fusão de arte e ambiente. O cartaz desta Edição Saudade, que decorre de 17 a 19 de junho, na Vila da Fuzeta, conta com um espetáculo muito especial que junta António Zambujo e a nossa Maria Inês Graça ao grupo Viva Samba, para além dos concertos de Bonga, Finka Pé, entre outros grandes artistas de Portugal, Brasil e África.

Também em Quelfes, mais precisamente na histórica Ponte de Quelfes, marco da insurreição dos Olhanenses contra as tropas francesas, a efeméride será assinalada com uma noite de Fado pela voz de Teresa Viola, numa organização da Junta de Quelfes, com o apoio do Município.

Associadas a esta data decorrerão, ainda, um conjunto de atividades por iniciativa de diversas entidades do concelho, que fizeram questão de assinalar o Dia da Cidade.

Olhão comemora, assim, os 214 anos sobre o levantamento popular que, em 1808, aquando da ocupação francês, culminou na expulsão das tropas napoleónicas de Olhão.