Ir para conteúdo
Olhão vai ter novo Campo de Futebol de 11

O Município de Olhão já avançou com o processo tendente à construção de um novo campo de futebol de 11. A localização do campo será contígua ao estádio e pavilhão municipais, permitindo assim uma melhor gestão da utilização dos vários espaços pelas equipas e a diminuição dos custos de construção, pela rentabilização das infraestruturas já existentes.

Prevê-se que o projeto esteja pronto até final de maio, com início da obra, após concurso público, previsto para outubro deste ano. O campo deverá ser uma realidade já para a época de 2024/2025.

Este investimento vem na sequência da crescente aposta, do município, na formação desportiva, nomeadamente, pelo apoio financeiro através dos contratos programa com os clubes, em cerca de 400 mil euros por ano, destinado a infraestruturas, organização de eventos e provas, despesas referentes à inscrição inicial das equipas ou atletas, custos associados a exames, seguros, patrocínios a atletas e pagamento a treinadores.

O novo projeto distingue-se da proposta anterior pela integração da atual legislação e de todo um conjunto de novas exigências técnicas. Mas a grande inovação prende-se sobretudo com a preocupação ambiental, com uma melhor gestão dos recursos hídricos e consequente redução de custos para o município, pois integrará um sistema, comum aos dois campos, que permitirá recuperar 60 a 70% da água utilizada na rega.

De salientar que esta política ambiental estende-se a outras infraestruturas, como as piscinas, onde está a ser desenvolvido um sistema que permitirá aproveitar 30 a 40 mil litros de água por dia, correspondente à percentagem de água que por Lei tem que ser renovada.

Em termos de infraestruturas desportivas, está ainda previsto o início das obras de ampliação do pavilhão municipal, que aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas, e a criação da pista de atletismo de Pechão, cujos terrenos se encontram em negociação, havendo já verba aprovada para a construção. Estão ainda a ser estudadas a criação de um campo de futebol de 11 na Fuzeta, e de um complexo de ténis e paddle, em Quelfes.