Ir para conteúdo

Educação e Sensibilização Ambiental

A Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental para a mudança comportamental da sociedade, a qual desempenha, cada vez mais, um importante e vital papel para a preservação do Ambiente.

Educar, sensibilizar e formar são algumas das palavras que têm vindo a ter uma maior repercussão, nos últimos tempos, junto da população olhanense.

Esses resultados foram conseguidos através das diferentes intervenções que o Município de Olhão tem vindo a promover nos últimos anos por todo o espaço concelhio, com o projecto Ambilinha, com as Boas Práticas Ambientais e ainda com as Atividades de Educação Ambiental dirigidas aos mais novos, sendo exemplo dessas intervenções as plantações de árvores no Dia Mundial da Árvore, a 21 de março, e na Semana da Reflorestação Nacional, na última semana de novembro.
Pequenos gestos do nosso dia-a-dia poderão fazer a diferença, contornando os problemas associados às questões ambientais que ameaçam a qualidade de vida no presente e principalmente no futuro. Como tal, é preocupação da Autarquia sensibilizar e formar a sua população para estes temas.

_________________________________________________________________________________________________

 

Atividades de Educação Ambiental

A influência do mar nos ecossistemas
Sensibilizar professores e monitores dos campos de férias para a necessidade de promover, junto das crianças participantes, comportamentos ambientais mais sustentáveis em atividades realizadas na praia, tendo em conta as características dos ecossistemas envolventes.

Alimentação sustentável
Promover os produtos locais, a alimentação saudável e sustentável, dinamizar a economia local e circular através do conhecimento de produtos autóctones dos produtores locais.

Ambienta-te
Produção e divulgação de conteúdos digitais, no âmbito da educação ambiental, através do Boletim Informativo da Casa da Juventude de Olhão, denominado “caba já mó!”

Bioindicadores dos ecossistemas
Realização de uma formação/sessão de esclarecimento, sobre bioindicadores dos ecossistemas, para professores do concelho de Olhão (mediante inscrição prévia).

Coastwatch
Projeto de Monitorização Ambiental da costa, percorrendo a faixa costeira, munido do questionário Coastwatch recolhendo informação de valor científico, por grupos/turma da Escola Básica João da Rosa.

Desafios Criativos - Agora faz tu!
A Casa da Juventude desafia a comunidade jovem a dar largas à imaginação e a criar diversos objetos a partir de materiais de desperdício, através de vídeos (plataformas utilizadas: youtube e tiktok).

Exposição Re-creativa
Exposição de mandalas e caça-sonhos, construídos com materiais reutilizados. Ex.: trapilho

Hora do conto: Recuperação dos ecossistemas
Hora do conto dinamizada sob a temática: Recuperação dos ecossistemas

Horta sustentável
Elaboração de vídeos pedagógicos, com dicas para a construção de hortas sustentáveis, nos recreios das escolas do concelho.

Instrumentos Musicais Reinventados
Realização de um workshop de criação de instrumentos musicais a partir de materiais reutilizados.

LIFE - Ilhas Barreira
Realização de ações online para uma turma dos 3º, 5º, 8º e 10º anos de escolaridade, para todos os Agrupamentos do concelho, sobre Educação Ambiental.

Oficina de criação
Realização de uma oficina de criação de diversos objetos, tendo como ponto de partida materiais de desperdício.

Olhão, lixo zero
Produção e divulgação de vídeos de promoção de atitudes ambientalmente responsáveis no âmbito da redução e separação do lixo.

Quiz Ambiental
Elaboração de perguntas simples sobre pequenas dicas relacionadas com comportamentos de proteção de preservação ambiental e vida sustentável.

RRR
Reduzir a divulgação das atividades, eventos e iniciativas da Casa da Juventude de Olhão em formato de papel, privilegiando a divulgação online.