A conversão direta da energia solar em energia elétrica envolve a transferência dos fotões da radiação incidente para os eletrões da estrutura atómica do material semicondutor.
Microprodução de Energia Elétrica
Nesta vertente existem intervenções no Auditório e Biblioteca Municipais, através da instalação de Sistemas Solar Fotovoltaicos, que tem como objetivo a produção de energia elétrica para venda.
Fase execução: Em exploração.
Descrição sumária: 35 m2 de coletores solares associados a um sistema de distribuição e contagem de energia.
Energias Renováveis
Esta forma de energia é inesgotável/ ilimitada onde a sua utilização “hoje” não implica a diminuição da sua disponibilidade no futuro, como acontece com as energias solar, eólica, hídrica ou geotérmica.
O Município de Olhão, por razões óbvias, já que desfruta de um elevado número de horas de sol por ano, apostou no aproveitamento da energia solar.
Aproveitar a energia solar significa utilizá-la diretamente para uma função, como por exemplo aquecer um fluido (sistemas solares térmicos), promover a sua adequada utilização num edifício (sistemas solares passivos) ou produzir energia elétrica (sistemas fotovoltaicos).
O nosso país é, a nível europeu, dos que tem mais horas de sol por ano: entre 2200 a 3000 horas, o que deve ser devidamente aproveitado.
O aquecimento de um fluido, líquido ou gasoso, em coletores solares, é a utilização mais frequente da energia solar. O aquecimento de água por esta via é hoje uma tecnologia fiável e economicamente competitiva em muitas circunstâncias. No nosso país as aplicações mais correntes verificam-se no setor doméstico, para produção de águas quentes sanitárias e, em alguns casos, para aquecimento ambiente. Além do setor doméstico, existem também aplicações de grandes dimensões, nomeadamente em piscinas, recintos gimnodesportivos, hotéis e hospitais. Também o setor industrial é susceptível de utilizar sistemas solares térmicos, quer para as aplicações acima mencionadas, quer quando há necessidade de água quente de processo a baixa ou média temperatura.
Das várias aplicações da Energia Solar Térmica, o Município dedicou especial importância às ações relacionadas com a produção de águas quentes sanitárias e aquecimento de águas em piscinas.
Produção de Água Quente
Nas Piscinas Municipais, foi instalado o Sistema Solar Térmico, com o objetivo do aquecimento de águas quentes sanitárias e água das piscinas.
Fase de execução: em exploração.
Descrição sumária: 100 m2 de coletores solares associados a um sistema de distribuição e troca (permuta) de calor. A sua exploração é efetuada através de um sistema de Gestão Técnica Centralizado.
Nas Escolas EB1 nº6 e nº7, instalámos igualmente o Sistema Solar Térmico, para aquecimento de águas quentes sanitárias e águas das cozinhas.
Fase de execução: em exploração.
Descrição sumária: 16 m2 de coletores solar associados a um sistema de distribuição e troca (permuta) de calor.
No Estádio Municipal também se pretende instalar um Sistema Solar Térmico para aquecimento de águas quentes sanitárias e meio ambiente (vestiários).
Fase execução: Em projeto.
Descrição sumária: 60 m2 de coletores solar associados a um sistema de distribuição e troca (permuta) de calor. A sua exploração é efetuada através de um sistema de Gestão Técnica Centralizado.