Ir para conteúdo

As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) são, por definição, atividades pedagógicas e complementares das aprendizagens curriculares do 1º Ciclo do Ensino do Básico e encontram-se ligadas à aquisição das competências básicas, incidindo em áreas como o desporto, a música, a componente artística e o inglês.

Reconhecendo a sua importância no sucesso educativo das crianças neste nível de ensino. De acordo com o Despacho nº 8683/2011, de 28 de junho, a escola a tempo inteiro é garantida de forma equilibrada com os respetivos parceiros educativos: Agrupamentos de Escolas e Associações de Pais e, só assim, se tem conseguido alcançar o sucesso desta iniciativa.

Os estabelecimentos de Ensino encontram-se abertos até às 17h30 com todos os serviços garantidos, assegurando-se em todos a oferta das AEC's que, de acordo com a especificidade de cada escola, decorrrem entre as 08h30 e as 17h30.

No presente ano letivo, e de acordo com as propostas aprovadas no Conselho Pedagógico de cada Agrupamento, estão a ser promovidas, para os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade inscritos, Atividades de Enriquecimento Curricular nas áreas de Atividade Física e Desportiva, Inglês, Música e Atividades Lúdico-Expressivas. Para além destas, foi também implementada a Atividade de Apoio ao Estudo, da exclusiva responsabilidade dos Agrupamentos de Escolas.

Apoio ao Estudo - Destina-se à realização de trabalhos de casa e de consolidação das aprendizagens e ao desenvolvimento de competências que permitam a apropriação de métodos de estudo e de pesquisa, devendo os alunos beneficiar do acesso a recursos escolares e educativos e do apoio e acompanhamento por parte dos professores do Agrupamento.

Ensino de Inglês - Com coordenação pedagógica permanente do grupo de docentes de Inglês de cada Agrupamento, é composto por 12 professores distribuídos pelos 6 Agrupamentos de Escolas do Concelho. O material necessário para o bom funcionamento da atividade é disponibilizado pelo Município.

Ensino de Música - Com coordenação pedagógica permanente do grupo de docentes de Música de cada Agrupamento, é composto por 7 professores distribuídos pelos 6 Agrupamentos de Escolas do Concelho. O material necessário para o bom funcionamento da atividade é disponibilizado pelo Município.

Ensino de Atividades Lúdico-Expressivas - Com coordenação pedagógica permanente do grupo de docentes de Expressões de cada Agrupamento, é composto por 6 professores distribuídos pelos 6 Agrupamentos de Escolas do Concelho. O material necessário para o bom funcionamento da atividade é disponibilizado pelo Município.

Atividade Física e Desportiva - Com coordenação pedagógica permanente do grupo de docentes de Educação Física de cada Agrupamento, é composto por 12 Técnicos Superiores do Município e 3 professores distribuídos pelos 6 Agrupamentos de Escolas do Concelho. O material necessário para o desenvolvimento da atividade é fornecido pelo Município para que a mesma seja desenvolvida em qualquer espaço físico com as condições desejáveis. Esta Atividade contempla o Projeto "Escola Ativa" em parceria com a Direcção Regional de Educação do Algarve.